PERIODONTIA

É especialidade que cuida e trata da saúde das doenças do sistema de implantação e suporte dos dentes ( OSSO E GENGIVA) e os ligamentos que unem esse sistema. Doenças periodontais causam sérios danos à saúde bucal. A perda de dentes é um deles. Os riscos começam com o acúmulo de placa bacteriana, que pode provocar gengivite e ou atingir áreas mais profundas, infectando tecidos ósseos e ligamentos (periodontite).
A placa bacteriana aderida ao dente e a principal causa, porem algumas alterações na gengiva pode estar associado a causa hormonais , medicamentos, diabetes , baixa imunidade .O paciente passa por uma criteriosa avaliação bucal e hábitos, com isso traçamos um plano de tratamento personalizado e específico para cada caso.

Sintomas como mau hálito; gengiva inchada ou vermelha; sangramento gengival; gengiva retraída expondo as raízes dos dentes; presença de tártaro; dentre moles; dentes que mudaram de posição; ou gosto ruim na boca, são indícios de alteração periodontal.
É muito importante o diagnóstico precoce, pois a doença periodontal é de caráter hereditário e de evolução normalmente indolor.
eliminação das bactérias.
Muitas vezes mesmo com a doença tratada pode ficar sequelas como a exposição da gengjva por sua retração , mobilidade , ou deslocamento da posição do dente.Após esse tratamento o paciente será reavaliado e acompanhado a cada 4 ou 6 meses em consultas periódicas de manutenção preventiva.